Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Origem

ás de ouros
Tarot Lovers
www.tarot-lovers.com
Acredito em algumas coisas. Uma delas é que sim, com fundamentação teórica é possível olhar mais profunda e profusamente sobre um assunto. A outra é que dar um significado a algo faz dele, imediatamente, relevante. E tem mais uma: que o ás de ouros é uma semente. Uma grande e linda semente.

Estudar a origem, seja do tarot, da escrita, da Matemática ou o que quer que seja é sempre entrar num balaio de gatos. As coisas pareciam bem

Estou comentando tudo isso porque, ultimamente, tenho me cercado pelos tarots históricos, Marselha-like, e de livros que ajudam a afastar cada vez mais longe do "tarot vem do Egito". Na verdade, percebo que as conversas têm mesmo se afastado dessas origens obscuras e "esotéricas" de teorias mirabolantes... Tarot é tarocchi... é carta...

Claro que existe uma pegadinha aí.

Que é: quando foi que o jogo virou oráculo?

E aqui fica a coisa da origem. A semente que se jogou à terra foi o jogo, dos jogos árabes até as cartas feitas na Itália para os nobres. E daí, ninguém mais foi dono disso. Embora tenha se tentado rastrear e que tenhamos algumas notícias, estudos, que saibamos detalhes, como se espalha e como se torna um oráculo, é quase trabalho da Natureza. Ou é. Da natureza humana.

Olhar no futuro. Entender o que está por vir. Por que a Lua sumiu? Onde está o sol quando tudo fica escuro?

Jogamos uma semente na terra fértil do fazer humano. E ela enraizou. E o tarot se tornou o que é hoje. Previsão. Oráculo. Autoconhecimento. Da mesma semente.

Pietra, plantando

Nenhum comentário:

Postar um comentário