Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

sábado, 22 de outubro de 2011

Um deck maravilhoso - Legacy of the Divine Tarot

do Ciro Marchetti.

Quando o Nei Naiff fez a proposta de fazermos um tabuleiro de tarot na sala de Tarô e Oráculos da Mystic Fair esse ano, pensei que haveria uma enxurrada de cópias de cartas do Shadowscapes Tarot - que eu penso ser um dos decks mais lindos, mais belamente ilustrados que eu conheço. Sabe qual foi a minha surpresa? Das cartas que foram trazidas, 40% eram cartas do Ciro Marchetti... Preponderantemente o Gilded Tarot. Mas o Dream e o Legacy tb figuraram.

E eu fiquei pensando: como é que esses decks atraem tanto? Simplesmente porque eles têm um cuidado e tratamento de imagem muito bem feito.

A qualidade imagética está na sua estrutura, claro, mas vale dizer que existe uma consistência simbólica. Assim, é como ver uma fotografia do que sabemos que está lá, aliado com imagens de tempos distantes ou dimensões paralelas.
São decks que transportam, que apresentam possibilidades que fazem a imaginação ir longe.

Um detalhe também importante dos decks é que o Ciro é tarólogo. E é artista. E penso que isso faz muita diferença, pois uma pessoa que conhece o significado e os signos de cada arcano pode deixar o trabalho fluir, sem criar um deck escalafobético.

Legacy of the Divine Tarot além de todo isso, conta uma história.

O que aconteceu com aquela civilização que sumiu, mas que deixou nesse deck suas lições e sua História? E eu fico aqui pensando com meus botões, se a nossa civilização se fosse, será que nossos movimentos não estariam mesmo no nosso tarot? E como será que outros compreenderiam os símbolos, em um outro tempo?

Visite o site do Ciro Marchetti, conheça seu trabalho e apaixone-se também!

Pietra

3 comentários:

  1. Nosaa, eu realmente AMEI esse tabuleiro! que lindo! e cartas bem feitas são essenciais eu acho. por isso que nem ligo pro Marselha, porque acho esteticamente feio. Eu adoro coisas bonitas, então...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tarot tem que ser bonito... somos librianas!

    ResponderExcluir