Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto e contexto

Sol.
Quando lemos essa palavra, podemos pensar em muitas coisas:

  • Dia ensolarado, cheio de possibilidades.
  • Dia ensolarado, muito calor e pele ficando vermelha.
  • Sol, astro-rei. Fonte de luz e calor. Uma Estrela, centro do nosso sistema solar.
  • Sol se vê quando está dia.
  • Sol é o que as crianças mais desenham em seus desenhos, geralmente em amarelo, e com mais frequência que não, com um sorriso.
  • Sol, de beleza e de brilho.
  • Rei Sol, de vaidade e grandiosidade.
  • Sol, cerveja leve e (em teoria, mexicana).
  • Deus Sol, o invicto, o que nasce para nos tirar da escuridão e do frio.
  • Apollo Sol, a inspiração para música e poesia.
  • Deusas Solares que falam do dia e da alegria, Bastet, Amaterasu.
E assim, poderíamos ir por linhas e mais linhas.

Onde eu quero chegar com isso?
Que um arcano sozinho, so(l)zinho, isolado e visto de repente, pode abrir um leque muito imenso de interpretação. Um arcano é como uma palavra. Ela sozinha pode nos trazer muitas ideias, pensamentos e interpretações. E claro que isso é importante para nos encontrarmos nos arcanos, para que possamos dialogar com cada um deles.

Porém, eu penso, que quando fazemos uma leitura ou uma meditação, é muito importante que as cartas estejam contextualizadas. E isso vem se dando porque pensamos: ok, Sol: alegria, sucesso, claridade. E como eu relaciono isso com a minha prática espiritual? Ou, como isso cabe com a minha situação de trabalho? Será que sempre O Sol vai falar que vc vai ser promovido ou ter um aumento... Talvez não, pois ele pode estar indicando que vc esteja mais capaz de enxergar sua função, as pessoas que trabalham com vc, etc e tal...

EU penso que sim, a essência das cartas sempre se mantém. E é bem por aí mesmo, mas o que está em volta, muda ideias...

Vamos ver uns exemplos?
Contexto: O que eu preciso saber sobre minha família?
Sol + Ás de Ouros
Pagan Cats Tarot. Magdelina Messina & Lola Airaghi
Aqui temos um contexto familiar, de alegrias baseadas em projetos que podem ser feitos juntos. Sim, está tudo no começo, mas existe harmonia para fazer as coisas acontecerem. Se alguém na família está pronto para começar um novo emprego ou empreendimento, as pessoas estão ali para apoiar, pois o Sol está lá para fazer a semente germinar e crescer. Talvez seja preciso um cuidado com as palavras no começo, pois se não colocarmos um tanto de sentimento, um pouco de água, essa sementinha pode esturricar e a ansiedade matá-la. 

Sol + 2 de Copas
Pagan Cats Tarot.
A família parece ser extremamente harmonica aqui. E talvez esteja para aumentar por um casamento. As relações são felizes e, com tempo, as pessoas solidificarão seus laços, sua confiança e sua vontade de compartilhar, abrindo olhares para as pessoas envolvidas. O conselho ficaria para um cuidado para que as pessoas não invadam a privacidade umas das outras, pois o Sol tende a mostrar mais do que se busca. 

Que tal?

Por fim, o que eu penso é que é sim interessante que quando fazemos uma leitura, uma meditação ou mesmo um trabalho espiritual com o tarot, temos de ter muito claro em nossas mentes quais intensões temos. Por que será que estamos com esse Sol? Por que eu usaria O Sol como representante do meu sucesso em uma empreitada? O que significa esse Sol numa leitura de cura, de saúde?

Muitas vezes até gostamos do desafio de ler as cartas sem indicativo nenhum do que o consulente quer saber... e aí, contamos tanto com o nosso conhecimento dos símbolos quanto com a intuição e percepção dos movimentos e respostas do consulente. Quando lidamos com isso com sucesso, certamente que nos sentimos felizes e realizados. Porém, quando a leitura está contextualizada fica tudo mais simples e mais rico. 

TAROT ON!
Pietra

2 comentários:

  1. Sabe Pi, quando eu começei a ler tarot eu usava somente os arcanos maiores, e embora minha intuição sempre fosse afiada em relação aos detalhes do meu consulente, eu sentia q faltava algo, sabe era como comer um bolo de brigadeiro sem o granulado, sendo assim o bolo seria so de chocolate.. enfim ácho muito importante a sua empreitada em mostrar para as pessoas interessadas em tarot que é preciso ser completo, aprender por inteiro e nao pela metade afinal o tarot pode ser nosso melhor amigo, e isso significa que ele nos elogia mas que tambem nos aponta aonde erramos para que possamos aprendrer com nossos erros. abraços

    LUA

    ResponderExcluir
  2. Ah, querida Lua... as coisas precisam de tempo... e eu sou mt partidária de quem quer encurtar esse tempo e tentar...
    Eu acho arcanos menores mt fascinantes. Mas assumo que comecei a valorizá-los mt mais depois de ver o carinho como minha amiga Carol lidava com eles.

    ResponderExcluir