Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

terça-feira, 26 de abril de 2011

Leituras: cortes com o Paulina Tarot

Paulina Tarot.
As cortes.
Este fim-de-semana prolongado foi muito proveitoso em termos de leituras. Trabalhei tanto com o Sun and Moon Tarot, quanto com o Paulina Tarot. E, com o último, tive ótimas experiências, principalmente com as cortes.

Fazer leitura com as cortes é sempre uma coisa complicada. Porque nem sempre sabemos se estamos nos dirigindo exatamente a uma pessoa, uma energia ou um acontecimento.

Embora seja uma parte dos arcanos menores que sejam mesmo um tanto complexo - e não diminuindo a complexidade dos menores - porque temos, tradicionalmente, uma visão mais de pessoas... Sim, nas interpretações mais antigas e mais tradicionais, sempre que encontramos uma carta de corte, estamos falando de uma pessoa e, com elas, também podemos determinar características físicas e psicológicas. E isso é possível? Claro que sim!

Porém, com o adiantamento dos estudos e da diversa troca de experiências e percepções dos tarólogos, as cortes passam a ganhar uma dimensão simbólica muito maior. Quando falamos de rainhas, por exemplo, claro que estamos falando de mulher, mas além do físico e paupável, também estamos falando de diferentes arquétipos de mulher. Uma que é mais ativa, outra mais faladora, outra que precisa de cuidado para não fazer da vida um drama... E isso se parece com alguma mulher que vc conhece? Posso apostar que sim.

Aliás, uma das formas curiosas de aprender mais sobre as cortes é tentar relacionar aquelas pessoas do deck com pessoas que vc conhece... quem é o rei de espadas que vc conhece? E isso não se prende somente aos homens, mas podemos conhecer crianças muito maduras e muito sinceras capazes de agir como um rei de espadas.

Como energias, as cortes nos falam de inícios e exploração; de movimento e busca; de nutrição e amor; de maestria e poder. Pagens, cavaleiros, rainhas e reis. Sim... cada um deles tem uma energia, um papel. Nessas horas, estou morrendo de vontade de ver Game of Thrones, da HBO, para poder ver essas cortes e quem é quem...

O que eu posso dizer é que nas leituras que fiz com o Paulina esse fim de semana, vieram muitos arcanos de cortes... muitos meeeesmo... inclusive em leituras de 3 cartas com 3 cortes... e aí? Algumas ideias que eu tive...
- geralmente são as cartas que estão em volta que mostram se estamos falando de uma pessoa ou de uma energia ou mesmo, de um movimento.
- quando eu tive 3 cartas de corte juntas, e o assunto era trabalho, certamente estamos falando de pessoas envolvidas no assunto.
- conhecendo melhor o consulente, fica mais fácil saber se aquela corte é a pessoa em si ou uma pessoa relacionada.
- confie na sua percepção... ela ajuda a entender o que aquela carta está apontando.
- sempre tenha cartas junto das cortes para ajudar com um direcionamento.

Sobre o deck, o Paulina Tarot, ele é meio "dream-like", uma coisa meio de sonho... os desenhos têm muitos traços, muitas linhas. É um deck romântico, de cores suaves. Vemos nele pessoas, animais e elementos naturais interagindo, às vezes, na mesma imagem, no mesmo elemento. Em algumas cartas, ele saí um pouco dos símbolos, dos desenhos mais tradicionais, mas é gostoso de interpretar e dá um jogo fácil de lidar.

Se vc tem alguma experiência bacana com as cortes, conte!
Bjos
Pietra

3 comentários:

  1. Sabes o que me fascina nele? Há mitologia de New Orleans que há nele, com ele...

    Sou definitivamente apaixonada pelo universo mítico daquela região... pela sua magia, seu hoodoo, seu sagrado.

    =*

    ResponderExcluir
  2. na verdade, eu tenho uma dúvida: quando eu entendo que aquela carta da corte é uma pessoa de fora e quando é o consulente? por exemplo, eu tiro a lunação e vem uma Rainha.

    ResponderExcluir
  3. Então, Cassita, não é uma coisa simples per se... quero dizer, tem horas que a gente tira os outros arcanos e nem imagina se vamos agir como eles ou vamos ter esses arcanos agindo sobre nós.
    E o mesmo vale para as cortes.
    Se existe uma carta que vc já entende que te representa, fica mais fácil compreender quando ela aparece.
    Mas, de tudo, o que eu penso é que, de acordo com: as cartas em volta e a nossa percepção - geralmente, quando vemos a carta, pula na nossa cabeça se somos nós ou não.

    ResponderExcluir