Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

sábado, 9 de abril de 2011

Como se fosse a primeira vez

6 de copas
Waite-Smith Tarot
Essa semana eu tive uma experiência muito esquisita e muito grata.

Com as aulas online de tarot acontecendo, muitas coisas interessantes podem acontecer. Afinal de  contas, quando juntamos pelo menos 2 tarólogos, dois decks e dá a eles algum tempo, SEMPRE sai coisa boa. E foi na aula de segunda-feira que aconteceu...

Quando falávamos de arcanos menores e os caminhos que eles perfazem em leituras de 3 cartas, encontramos o 6 de copas.

Vale ressaltar que no começo da aula, combinamos que iríamos usar o mesmo deck - e o escolhido do dia, foi o Waite-Smith Tarot - que aliás, veio na edição comemorativa de 100 anos de publicação. Bom, dito isso, segue a história...

Ao pegar o 6 de copas na mão e começando a falar sobre ele e a questão até das boas memórias que ele pode trazer, eu me dei conta de uma coisa... e aí, o estranhamento... me pareceu que era a primeira vez que eu via aquele 6 de copas. Me pareceu mesmo que eu nunca tinha visto aquela representação... uma das mais antigas... e ali estavam as crianças e as flores, os talvez lírios, os sorrisos... e a mim, aquilo parecia muito novo.

Tarot Mitológico
da Liz Greene.
Acho que tem horas que a gente se envolve tanto tanto com tantos tantos decks que vemos e conhecemos que, quando algo tão singelo quanto um 6 de copas Waite-Smith aparece, entramos em encantamento. E acho isso maravilhoso! Porque conseguimos sempre, sempre nos encantar com os nossos decks =)

No fim das contas, nos pegamos pensando... para estudar os arcanos menores, acabamos nos remetendo aos decks que temos mais experiência... quiçá o nosso primeiro de estudo, nossa referência. E, no meu caso, eu me remeto à Psiquê segurando lírios e olhando para o mar... e pensando no que aconteceu e como era bom estar com Eros. Uma espécie de saudosismo... E de boas lembranças...

Claro que, quando temos um deck nas mãos, trabalhamos com seus símbolos e representações... e acredito que nos "acostumamos" com as imagens dos nossos decks mais queridos. Como era a primeira leitura que eu efetivamente fiz com o Waite-Smith, eu acho que ganhei um presente =)

Algum deck já te apresentou essa surpresa?

Pietra

2 comentários:

  1. Interessante. Comigo também acontece muito pois tenho como tarot de trabalho o Thot tarot então em blogs tem curtido muito as diferentes dinamincas dos decks existentes. É um universo apaixonante!Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Foi muito legal e esclarecedor..vc percebeu o homem la no fundo da carta indo embora, coisa que passou despercebido aos meus olhos mas que faz toda a diferença para o significado da carta.

    Eu tenho mto essa questao de desenhos com o shadowscapes, toda vez que vejo uma lamina de algum tarot relembro como è a carta no shadow..è mto legal

    Bjs Pi!!

    ResponderExcluir