Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

segunda-feira, 14 de março de 2011

A que serve uma leitura de tarot?

Leitura de prós e contras, Nova Tarot.
Como proposto em posting anterior, sobre o livro 78 degrees of wisdom, eu quero falar um pouco sobre como utilizar uma leitura, pensando pela proposta da Rachel Pollack. Que, by the way, é muito interessante!

Fazer uma leitura é um tremendo exercício e talvez a coisa mais prática que podemos fazer com um deck de tarot. Em alguns momentos, o fazemos para nós, desde uma orientação para o dia até uma leitura de um ano todo... e o mesmo, claro, vale para quando fazemos com o consulente. Esse sim, vem ao tarólogo com diversos propósitos.

E quando fazemos isso, estamos lidando com percepção, energia e relacionamento humano.

Assim, a leitura pode valer basicamente para dois propósitos: o do tarólogo e do consulente.

Do tarólogo, porque a leitura de tarot é um exercício de percepção. E ler tarot, que é uma linguagem - para mim - é como se faz com qualquer exercício de leitura: dá fluência! Ou seja, quanto mais se lê, melhor e com mais "traquejo"se lê. É um exercício cumulativo... Prática à perfeição =) Além disso, nos ajuda a pensar em como pensar o que estamos fazendo e como vamos comunicar o que vemos. Ler tarot é transformar o símbolo em linguagem... pegar um símbolo e decodificar em palavras. São duas decodificações, ou seja, precisa sim de muita prática! De muita fluência.

Para o consulente, porque ele passa a ver os símbolos junto com o tarólogo e, antes de tudo, ele é o dono da questão, da vida sendo pensada e analisada... que está sendo lida. Assim, ele tem total possibilidade e autonomia de lidar com aqueles símbolos que se aprensentam. E assim, pode pensar e repensar seus momentos, motivações e situações.

Desse encontro temos uma relação humana. Independentemente de estarmos fazendo por rede ou ao vivo, quando fazemos uma leitura, lidamos com partes do íntimo das pessoas.

O consulente utiliza a leitura para obter informações e conselhos... para ter uma ideia de como sua vida floresce... O tarólogo utiliza a leitura como um relacionamento entre ele, as cartas e pessoas... ou no limite, entre ele e as cartas. E assim, a linguagem que o tarot é se fluidifica, ganha fluência, e cresce,  ajudando a todos os evenvolvidos e prova que o tarot é inesgotável e cheio de tempo!

Pietra

Nenhum comentário:

Postar um comentário